Qual a função dos padrinhos de casamento?
Padrinhos e madrinhas de casamento costumam ser pessoas próximas aos noivos, que fazem parte da história do casal. Mas você sabe qual a função dos padrinhos de casamento?
Para além de compor um lindo altar, os padrinhos de casamento são parte fundamental da maioria dos enlaces matrimoniais. Essas pessoas escolhidas devem estar sempre ao lado do casal, ajudando-o em diferentes situações ao longo da vida. Além disso, elas também cumprem o papel de testemunha, pois até nos casamentos civis são necessários, ao menos, dois padrinhos ou madrinhas (ou um casal).
Mas não basta ser padrinho ou madrinha, tem que participar. Enquanto muitas das madrinhas acompanham a noiva em diferentes momentos de visitas e escolhas, os padrinhos também fazem o mesmo com o noivo.
Cabem às madrinhas e padrinhos estarem dispostos a acompanhar os noivos nas escolhas dos trajes do casamento, visitas a diferentes casas de festas e degustações além de outras atividades que vão ocorrer ao longo do planejamento do casamento.
Ter uma segunda opinião é sempre importante, principalmente de uma pessoa que não esteja tão envolvida com a organização do casamento.
Algumas das funções dos padrinhos são:
- Organizar a despedida de solteiro;
- Ajudar o noivo a escolher seu traje;
- Ajudar os noivos a escolher as alianças e, quando possível, se oferecem para pagar;
- Participar dos ensaios do casamento;
- Acompanhar os noivos na saída da igreja para assinar o livro de registros;
- Acompanhar os noivos na saída da festa;
- Caso a noiva não tenha transporte para o casamento, um dos padrinhos pode se oferecer para leva-la a cerimônia e, depois, levar os noivos para a festa.
Algumas funções das madrinhas são:
- Organizar o chá de panela e a despedida de solteira;
- Ajudar a noiva a escolher o vestido;
- Ajudar na organização da cerimônia e da festa;
- No dia do casamento, acompanhar a noiva e ajuda-la a se arrumar;
- Preparar um kit de tudo o que a noiva pode precisar durante a festa de casamento (batom, perfume, chinelos, maquiagem, contatos de emergência, etc);
- Participar dos ensaios de casamento;
- Acompanhar os noivos na saída da igreja para assinar o livro de registros;
- Acompanhar os noivos na saída da festa.
Os noivos que estão no processo de escolha de seus padrinhos e madrinhas devem estar atentos, para ter a seu lado pessoas que estejam realmente comprometidas com o evento. Isso significa não só ter tempo livre para participar de várias atividades, como também uma grande dose de paciência para quando as pequenas crises surgem.
Infelizmente, existem casos em que pessoas se convidam para ser padrinho ou madrinha de casamento. Quando isso acontecer, converse delicadamente com a pessoa e explique que os casais de madrinhas e padrinhos já foram escolhidos e convidados, impossibilitando o encaixe de mais pessoas, mas que você gostaria muito que essa pessoa estivesse presente no casamento como convidado.
Não existe um número limitado de casais de padrinhos para casamento, mas geralmente eles são escolhidos em número par para compor o altar igualmente. Além disso, o tamanho da própria igreja pode limitar a quantidade de casais de padrinhos. Quanto menor o altar, menos casais serão convidados para serem padrinhos e madrinhas. Afinal, para que o altar fique bonito e bem organizado, a quantidade de pessoas sobre ele deve ser proporcional ao seu tamanho.
Caso você esteja se preparando para ser padrinho ou madrinha de casamento, veja algumas dicas para cumprir bem com suas funções:
- No dia do casamento, chegue cedo a igreja e ajude os convidados a se organizarem;
- Mostre disposição para ajudar os noivos;
- Esteja atento as fotos para não atrasar os noivos e os outros padrinhos e madrinhas;
- Não fuja depois da primeira foto. Muitos casais gostam de tirar várias fotos com os padrinhos para compor o álbum;
- Evite fazer comparações com outros eventos;
- Apoie as decisões dos noivos;
- Padrinhos e madrinhas podem acabar gastando um pouco mais de dinheiro, pois precisam providenciar roupas, sapatos, cabelos, etc. Portanto, se você não pode (ou não quer) gastar esse dinheiro, recuse o convite;
- É fundamental ter bom humor e paciência durante o processo e no dia do casamento. Contratempos e discussões podem acontecer, mas o carinho entre os noivos e seus padrinhos e madrinhas deve ajudar a superar tudo.